Notícias daqui!

Informações do Amazonas e do Mundo!

Patrocínio estadual garantiu pódios internacionais para candidatos pré-olímpicos no Amazonas, em 2023

Projeto Bolsa Esporte do governo do Amazonas beneficiou mais de 130 desportistas, em mais de 30 modalidades, que juntos levaram o esporte amazonense a ser reconhecido internacionalmente

O Bolsa Esporte Estadual foi fundamental no ano de 2023 para o desenvolvimento e conquistas dos atletas amazonenses. O patrocínio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), beneficiou mais de 130 desportistas, em mais de 30 modalidades, que juntos alcançaram índices olímpicos, quebraram recordes, conquistaram medalhas pan-americanos e levaram o esporte amazonense a ser reconhecido internacionalmente.

“O governo do Amazonas tem um compromisso contínuo com o esporte em nosso estado, o Bolsa Esporte Estadual é uma ferramenta valiosa para o crescimento e excelência de nossos atletas. Ao contemplar modalidades diversas, desde a base até o alto rendimento, esse patrocínio não apenas fortaleceu o cenário esportivo na capital, mas também estendeu sua influência para o interior do estado”, disse o secretário de Estado de Desporto e Lazer, Jorge Oliveira.

Jair Paulino, conhecido como Jajá do Wake, que ganhou o primeiro lugar no World Wakeboard Champioship (WWA), foi contemplado na categoria de alto rendimento do patrocínio. Outros nomes que brilharam foram Caio Arcos, da natação, que quebrou quatro recordes absolutos do Amazonas e foi a final do Troféu Brasil, e Rodrigo Almeida, do tiro esportivo, que conquistou o bronze no Campeonato Brasileiro.

“O Bolsa Esporte é de extrema importância para o desenvolvimento e manutenção do plano esportivo, de um atleta. O esporte do tiro no Brasil tem altos custos, o acesso a bons equipamentos é difícil e o patrocínio proporcionado, pelo Governo do Amazonas, por meio do Bolsa Esporte, ajuda a viabilizar os treinamentos e a evolução durante o ano”, afirma Rodrigo.

O patrocínio conseguiu alcançar atletas na capital e no interior, destaque para Maria de Fátima, natural de Tefé, que conquistou o bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e tem chances de chegar aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Na base, neste ano brilhou Asheley Braga, medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica.

“Como mãe, eu sei que é necessário ter um cuidado com os atletas de base, então ter essa categoria no Bolsa Esporte ajuda bastante as crianças. Está sendo um ótimo incentivo do governo, tem sido um grande diferencial no esporte. Tenho certeza que colabora no desenvolvimento não só como atletas, mas também como futuros cidadãos”, exaltou Shirlem Marques, mãe de Asheley.

Voo Campeão

O Voo Campeão é outra política pública, desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Sedel, que visa facilitar o deslocamento de atletas amazonenses, em competições pelo Brasil e no exterior. Neste ano foram investidos R$ 800 mil, disponibilizando 580 passagens, para que cerca de 145 atletas pudessem disputar competições de modalidades como wrestling, basquete, jiu-jitsu, futebol de cegos e natação.

Fotos: Divulgação/Sedel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *